sábado, 7 de maio de 2011

" Produtos e Objetos do Portal do Professor"

PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br

RECURSOS EDUCACIONAIS:

Áudio: No áudio você poderá trabalhar com o aluno a sua atenção e a habilidade de anotação, pois ele estará escutando alguém discorrer sobre um tema e deverá prestar bastante atenção para em seguida fazer sua atividade.

Dia Mundial da Água
Escrever não é um dom

Vídeos: Nos vídeos os alunos além de ouvirem terá a possibilidade de ver a imagem do tema que vai ser abordado, facilitando assim sua compreensão e capacidade de atenção.


Acento

Achado

Experimentos: Ao acessar o link o aluno terá todas as anotações do passo a passo dos experimentos, sendo que além de ler e compreender ele poderá copiar para posteriormente discutir com colegas e professor.

Achado

Estudo dos gases: enchendo um balão sem soprar [Ensino fundamental]

Dentre os recursos que eu acessei esses três foi onde eu encontrei sugestões mais interessantes para trabalhar com os alunos.

www.dominiopublico.gov.br

Os vídeos que achei interessantes para os professores foram:

· LITERATURA INFANTIL EM PORTUGUÊS: Despertou-me o interesse, porque trabalha com histórias infantis que podem ser apresentadas no data show ou os alunos podem ser levados ao laboratório de informática para entrar no link e ler as histórias e em seguida conversarem sobre o que leram e produzirem textos.

· PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO: Esse link nos apresentou várias obras e estudos de professores, nos oferecendo embasamentos teóricos e ideias de como desenvolver um trabalho crítico e consciente com os alunos.

· OBRAS MACHADO DE ASSIS: Rico material da literatura brasileira, onde os alunos poderão acessar no laboratório de informática da própria escola e o professor terá a oportunidade de desenvolver um rico trabalho literário sem gastos para o aluno.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nome da atividade: Pesquisando sobre o trabalho por projetos

Projeto: Cultura Indígena e a formação do povo brasileiro.

O projeto apresentado envolverá os alunos e professores ( média de 200 alunos e 8 professores) do ciclo II da Escola Madre Francisca. Ele acontecerá nos meses de março e abril, onde os alunos assistirão vídeos encontrados no yutube que falam sobre a chegada dos portugueses, a existência de índios no Brasil, culturas das várias tribos indígenas existentes no Brasil, a exploração das riquezas e dos índios, as lutas e fugas que aconteceram na época. Além de vídeos os alunos pesquisarão músicas de bandas brasileiras que falam sobre o Brasil e os índios. Esse trabalho envolverá as áreas de história, geografia, português e matemática, pois estudará desde a história da formação do Brasil, levantamento das localizações territoriais das tribos, produção de paródias e música até o percentual de tribos existentes antes e depois da chegada dos portugueses. Após esses vídeos cada turma se organizará de acordo com a poesia que se segue abaixo:


Tu jogaste tuas caravelas ao mar,
Tentando enfim buscar, o mundo perdido...
E foste pelos confins do mundo navegar,
Com sua marinha de marujos banidos...

Não sabias o que irias encontrar,
Mas buscava seu atalho para as Índias...
Atravessando noites sem luar,
Temendo quimeras, até chegar o dia...

Tu bem que uma hora quis desistir,
Mas tua alma dizia “não desista”
Algo além do oceano pode existir,
Até que alguém gritou “terra à vista”

E em minha orla enxergaste algo divino,
Uma natureza rica e de beleza esmera...
Então pensaste ter descoberto, eu imagino,
E assim se proclamou o dono da terra...

E condenaste a nossa nudez,
Envergonhaste-se de nossos corpos desnudos...
Mas deliciava-se com o tom de nossa tez,
E apreciava nossos seios maduros...

De nossas crenças e danças até ria,
Querendo impor sua natureza cristã...
Catequizando-nos dia a dia,
Querendo matar ao nosso Deus Tupã...

E enquanto pilhava nossas riquezas,
Faziam questão de nos educar...
Tirando-nos a verdadeira certeza,
A de que Deus está em todo lugar...

Expulsando-me aos poucos de meu lar,
E dizimando-me com sua praga fatal...
Enriquecendo-se com minha riqueza sem par!
Engordando cada vez mais o Rei de Portugal...

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12189#ixzz1GeyXwaKo
Under Creative Commons License:
Attribution Non-Commercial No Derivatives


Criando através dos dados pesquisados e estudados uma apresentação conjunta, sendo que cada turma apresentará uma parte da poesia de forma variada, podendo ser coreografias, reps, paródias, e músicas criadas ou não por eles. Será trabalhado comidas típicas, danças indígenas, objetos indígenas entre outros. Esse projeto tem o objetivo de mostrar aos alunos como aconteceu a ocupação do Brasil e quem são os verdadeiros heróis de nossa história.

Durante sua realização usaremos data show, aparelho de DVD, caixas de som, not book, máquinas fotográficas e filmadora. Após a apresentação os alunos terão a oportunidades de ver as fotos e assistirem a filmagem, fazendo uma avaliação do trabalho desenvolvido.

ANÁLISE DOS DADOS APRESENTADOS.

Esse projeto proporcionará aos alunos e professores uma experiência impar, pois além de estarem trabalhando de forma coletiva e cooperativa, estarão usando as várias tecnologias oferecidas pela escola, tendo acesso a um material rico em informações e variadas metodologias, podendo transformar as informações recebidas em conhecimento.

A partir desse trabalho estaremos oportunizando os alunos discutirem as questões indígenas existentes hoje no Brasil, articulando os conhecimentos acumulados através de documentos e pesquisas atuais sobre a existência de índios no Brasil atual e suas condições de vida, e para que esse trabalho se concretize o uso das informações que podemos retirar da internet é de fundamental importância para a formação do ponto de vista dos alunos, pois sabemos que a internet quando bem usada, traz grandes benefícios para a construção de nossos conhecimentos.

Ser professor nos dias atuais é mais um desafio em nossa profissão

O professor dentro da sociedade atual tem como papel fundamental de se colocar diante de seus alunos como orientador, onde ele deverá apresentar aos seus alunos as várias formas de aprendizagem que se tem para o desenvolvimento das habilidades e competências dos indivíduos. O professor deverá ter um conhecimento dos conteúdos curriculares e articulá-los com os conhecimentos de forma interdisciplinar, oferecendo aos alunos condições para compreender sua realidade, podendo assim refletir e interferir, provocando as mudanças necessárias na sociedade.

Em uma época em que as tecnologias nos trazem as informações de forma rápida, onde as crianças tem grande compreensão e conhecimento, das multimídias, utilizando-as com competência e habilidade, resta-nos como professores rever nossos conhecimentos, competências, habilidades e metodologias utilizadas para conduzir nossos alunos em seus processos de aprendizagem. É de fundamental importância sabermos que ao mesmo tempo que ensinamos também aprendemos, e é nessa troca que acontece o processo ensino aprendizagem.

Reconhecer que precisamos mudar para nos adequar a nova sociedade que está surgindo, para compreender essa nova geração que está sendo formada diante das tecnologias que ao mesmo tempo em que facilita nossa vida também pode dificultá-la, não é uma questão muito fácil para gerenciar, mas é uma necessidade que deveremos enfrentar para conquistar nosso espaço como educador que, questiona, reflete, repensa atitudes e cria suas próprias competências e habilidades, criando um ambiente confortável e criativo para vivermos e convivermos de forma coletiva e cooperativa. É importante entendermos que, mesmo com todas as facilidades que as tecnologias nos trazem, facilitando nosso acesso as informações que deverão ser transformadas em conhecimentos, as relações interpessoais é uma parte fundamental para que o processo educacional aconteça, e que se as pessoas não trocarem experiências, conhecimentos, informações, o processo acontecerá de forma fragmentada.

Dentro de um processo dinâmico a aprendizagem acontecerá de forma contínua e reflexiva, sendo que o aluno se posicionará como um sujeito que produzirá seus conhecimentos, usando as ferramentas tecnológicas a favor da construção de um significado para o que aprende.