segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ser professor nos dias atuais é mais um desafio em nossa profissão

O professor dentro da sociedade atual tem como papel fundamental de se colocar diante de seus alunos como orientador, onde ele deverá apresentar aos seus alunos as várias formas de aprendizagem que se tem para o desenvolvimento das habilidades e competências dos indivíduos. O professor deverá ter um conhecimento dos conteúdos curriculares e articulá-los com os conhecimentos de forma interdisciplinar, oferecendo aos alunos condições para compreender sua realidade, podendo assim refletir e interferir, provocando as mudanças necessárias na sociedade.

Em uma época em que as tecnologias nos trazem as informações de forma rápida, onde as crianças tem grande compreensão e conhecimento, das multimídias, utilizando-as com competência e habilidade, resta-nos como professores rever nossos conhecimentos, competências, habilidades e metodologias utilizadas para conduzir nossos alunos em seus processos de aprendizagem. É de fundamental importância sabermos que ao mesmo tempo que ensinamos também aprendemos, e é nessa troca que acontece o processo ensino aprendizagem.

Reconhecer que precisamos mudar para nos adequar a nova sociedade que está surgindo, para compreender essa nova geração que está sendo formada diante das tecnologias que ao mesmo tempo em que facilita nossa vida também pode dificultá-la, não é uma questão muito fácil para gerenciar, mas é uma necessidade que deveremos enfrentar para conquistar nosso espaço como educador que, questiona, reflete, repensa atitudes e cria suas próprias competências e habilidades, criando um ambiente confortável e criativo para vivermos e convivermos de forma coletiva e cooperativa. É importante entendermos que, mesmo com todas as facilidades que as tecnologias nos trazem, facilitando nosso acesso as informações que deverão ser transformadas em conhecimentos, as relações interpessoais é uma parte fundamental para que o processo educacional aconteça, e que se as pessoas não trocarem experiências, conhecimentos, informações, o processo acontecerá de forma fragmentada.

Dentro de um processo dinâmico a aprendizagem acontecerá de forma contínua e reflexiva, sendo que o aluno se posicionará como um sujeito que produzirá seus conhecimentos, usando as ferramentas tecnológicas a favor da construção de um significado para o que aprende.

Nenhum comentário: