segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nome da atividade: Pesquisando sobre o trabalho por projetos

Projeto: Cultura Indígena e a formação do povo brasileiro.

O projeto apresentado envolverá os alunos e professores ( média de 200 alunos e 8 professores) do ciclo II da Escola Madre Francisca. Ele acontecerá nos meses de março e abril, onde os alunos assistirão vídeos encontrados no yutube que falam sobre a chegada dos portugueses, a existência de índios no Brasil, culturas das várias tribos indígenas existentes no Brasil, a exploração das riquezas e dos índios, as lutas e fugas que aconteceram na época. Além de vídeos os alunos pesquisarão músicas de bandas brasileiras que falam sobre o Brasil e os índios. Esse trabalho envolverá as áreas de história, geografia, português e matemática, pois estudará desde a história da formação do Brasil, levantamento das localizações territoriais das tribos, produção de paródias e música até o percentual de tribos existentes antes e depois da chegada dos portugueses. Após esses vídeos cada turma se organizará de acordo com a poesia que se segue abaixo:


Tu jogaste tuas caravelas ao mar,
Tentando enfim buscar, o mundo perdido...
E foste pelos confins do mundo navegar,
Com sua marinha de marujos banidos...

Não sabias o que irias encontrar,
Mas buscava seu atalho para as Índias...
Atravessando noites sem luar,
Temendo quimeras, até chegar o dia...

Tu bem que uma hora quis desistir,
Mas tua alma dizia “não desista”
Algo além do oceano pode existir,
Até que alguém gritou “terra à vista”

E em minha orla enxergaste algo divino,
Uma natureza rica e de beleza esmera...
Então pensaste ter descoberto, eu imagino,
E assim se proclamou o dono da terra...

E condenaste a nossa nudez,
Envergonhaste-se de nossos corpos desnudos...
Mas deliciava-se com o tom de nossa tez,
E apreciava nossos seios maduros...

De nossas crenças e danças até ria,
Querendo impor sua natureza cristã...
Catequizando-nos dia a dia,
Querendo matar ao nosso Deus Tupã...

E enquanto pilhava nossas riquezas,
Faziam questão de nos educar...
Tirando-nos a verdadeira certeza,
A de que Deus está em todo lugar...

Expulsando-me aos poucos de meu lar,
E dizimando-me com sua praga fatal...
Enriquecendo-se com minha riqueza sem par!
Engordando cada vez mais o Rei de Portugal...

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=12189#ixzz1GeyXwaKo
Under Creative Commons License:
Attribution Non-Commercial No Derivatives


Criando através dos dados pesquisados e estudados uma apresentação conjunta, sendo que cada turma apresentará uma parte da poesia de forma variada, podendo ser coreografias, reps, paródias, e músicas criadas ou não por eles. Será trabalhado comidas típicas, danças indígenas, objetos indígenas entre outros. Esse projeto tem o objetivo de mostrar aos alunos como aconteceu a ocupação do Brasil e quem são os verdadeiros heróis de nossa história.

Durante sua realização usaremos data show, aparelho de DVD, caixas de som, not book, máquinas fotográficas e filmadora. Após a apresentação os alunos terão a oportunidades de ver as fotos e assistirem a filmagem, fazendo uma avaliação do trabalho desenvolvido.

ANÁLISE DOS DADOS APRESENTADOS.

Esse projeto proporcionará aos alunos e professores uma experiência impar, pois além de estarem trabalhando de forma coletiva e cooperativa, estarão usando as várias tecnologias oferecidas pela escola, tendo acesso a um material rico em informações e variadas metodologias, podendo transformar as informações recebidas em conhecimento.

A partir desse trabalho estaremos oportunizando os alunos discutirem as questões indígenas existentes hoje no Brasil, articulando os conhecimentos acumulados através de documentos e pesquisas atuais sobre a existência de índios no Brasil atual e suas condições de vida, e para que esse trabalho se concretize o uso das informações que podemos retirar da internet é de fundamental importância para a formação do ponto de vista dos alunos, pois sabemos que a internet quando bem usada, traz grandes benefícios para a construção de nossos conhecimentos.

Nenhum comentário: